Nossa guerreira

Nossa guerreira
Vivi

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dias de aflição

Dias de aflição 
Depois que chegamos de viagem a Vivi ficou bem por vários dias....
Nossa tava tudo tão bom...estávamos todos tão felizes e nos preparando psicologicamente para enfrentar a cirurgia de gastrostomia...
Mas desde a segunda-feira, 24 de junho que ela acordou bastante cansada.... Nem acreditei!
Mas pensei que fosse algo rápido como das outras vezes e comecei a fazer todos os procedimentos que já estamos acostumados... sorinho no nariz várias vezes ao dia, nebulização (inalação) também algumas vezes ao dia...ora com soro, ora com berotec ou clenil A... fazendo manobras da fisio respiratória, enfim, tudo que costumamos fazer nesse caso.
Mas infelizmente os dias foram passando e o quadro só foi agravando...ao ponto dela não conseguir respirar...em alguns momentos ela dava uma pausa (apnéia) e a gante tinha que mexer nela pra ela voltar....nossa quando isso aconteceu, aí eu me vi desesperada....e a partir daí não sai mais do lado dela, nem para ir ao banheiro..(só quando tem alguém em casa é que saio)...
E no domingo agravou mais ainda..ela não esta mais conseguindo se alimentar...
Ela já estava sem dormir desde o primeiro dia, mas mesmo com dificuldade ela tava se alimentando...mas desde domingo que ela não consegue mais... ela não consegue mais administrar a respiração e a mamada ao mesmo tempo, já que ela esta puxando o ar pela boca...
Aí consegui falar com minha amiga Selma e ela foi me dando as dicas...rs
E ontem fomos a emergência solicitar a colocação de uma sonda nasogastro para ela ir se alimentando e administrando as medicações enquanto a respiração voltasse ao normal e a gente conseguisse viajar com ela.
Passamos parte da tarde e inicio da noite no hospital nessa tentativa e foi traumático demais para ela e para nós que assistimos todo aquele sofrimento dela.
Para algumas crianças é super natural colocar uma sonda e tudo certo. Mas infelizmente para nossa menina não é nada fácil já aconteceu antes e ontem se repetiu...
A enfermeira até colocou a sonda, mas de repente ela começa a ficar muito irritada... prendeu o fôlego...começou a tossir e aquela secreção transparente começou a sair pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo...e ela foi ficando sem respirar...ficando bem roxa...e nossa, foi muito angustiante...
A enfermeira retirou a sonda...aspirou e deixou ela se aclamar por algum tempo, até recomeçar outra vez...e isso se repetiu por três vezes e aconteceu a mesma coisa... até que começou a sangrar muito pelo nariz e aí meu esposo disse: “chega!”
Não vamos mais permitir essa colocação...
E eu tive que concordar com ele... Na hora, confesso que fiquei bastante desorientada, sem raciocinar direito, afinal a indicação da sonda era para ela se alimentar, porque ontem mesmo ela passou o dia inteiro em jejum...
Mas por outro lado, eu sabia que meu esposo tinha razão, afinal como seria administrar aquele desconforto dela em casa?
E assim, sem a sonda, voltamos para casa...no caminho de volta, enquanto meu esposo dirigia eu chorei....só chorei...
E por mais que ele tentasse me acalmar, eu chorei tudo que prendi durante todos esses dias...
Ver a minha menina assim não tem sido fácil... sinto vontade de respirar por ela...
E aí a nossa última aposta é o remédio que a medica prescreveu  ontem... se até o final de semana ela não melhorar, vamos ter que ir para São Paulo novamente... e na verdade ainda não fomos porque até para ser submetida a uma viagem de avião é perigoso arriscar..ela esta cansando muito e temos medo do que possa acontecer em pleno vôo.
Mas estamos esperançosos que ela pelo menos consiga estabilizar essa respiração e aí tomamos a decisão mais indicada...
Só sei que tem sido dias de muita aflição...
Mesmo tendo passado por tantas coisas..por tantos momentos difíceis...esses em especial tem sido cruéis...porque não tem coisa pior do que  ver nossos filhos “querendo” respirar sem conseguir....
E o que é mais intrigante é que ela mesmo cansada, mesmo forçando a respiração, ela continua saturando bem...de vez em qdo ligo o O2 só para ver se ajuda um pouco, mas ela fica logo irritada com o cateter e fica pior...aí eu fico segurando a mangueirinha so de longe, mas não adianta muita coisa...
Ela esta sem febre, sem secreção purulenta... e só essa dificuldade em respirar...
Estamos conscientes que ela precisa de uma intervenção urgente, antes que seja tarde demais...mas nos sentimos de mãos atadas sem saber muito o que fazer...
Medicação, ela já experimentou de tudo e nada resolve...
Vamos tentar manter a calma...a fé, principalmente a fé...e vamos torcer para ela melhorar nos próximos dias, caso contrario vamos arriscar uma viagem assim mesmo...
Que o SENHOR DEUS, mais uma vez esteja conosco!!!!












7 comentários:

  1. Me emocionei com o seu relato querida, torço muito por vcs e espero que tudo termine bem com a graça de Deus...um super beijo pra vc e pra essa gostosura!!!

    ResponderExcluir
  2. eu acho que temn tudo a ver com o excesso de peso dela com essa gordura corporal vem vc com o blablabla de sempre dizendo que ela nao faz digestao do que come pra gastrostomia entao? isso pelo que sei é para alimentacao meu deus..se ela ficar uns dez dias sem comer nao vai ter problemas porque deve ter uma grande reserva no corpo mesmo faça um regime nela e vai ver que emagrece e volta a respirar normalmente
    lu gasthal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Ladjane fique ciente que você e seu esposo estão fazendo tudo para o bem da Vitória. Não leve em conta este comentário a cima que deve ser de uma pessoa ignorante e sem noção.

    ResponderExcluir
  4. Peço a Deus que continue te dando forças para que consiga cuidar dessa fofura!!!!Vc é muito guerreira mulher especial também!!!!!!fé!!nunca a perca de vista nem por um instante!!!creia queo Senhor já enviou reforços Celestiais!!!!bjo!

    ResponderExcluir
  5. Vitória, rogo a Deus que você se restabeleça logo. Ladjane, acompanho o blog da Vivi e nem posso imaginar o que vocês estão passando. Espero que tudo se resolva da melhor forma possível. A Vivi está a cada dia mais linda, como é bonito de se ver as fotos dela recebendo o carinho do Heitor. Que momentos felizes assim possam se repetir por muito anos, com a Vivi cheia de saúde e sempre bela como uma flor.

    ResponderExcluir
  6. aqui torcendo sempre por vocês! que Deus esteja acompanhando cada etapa das consultas da Vivi! não ligue para comentários que não edificam! um abraço sissi

    ResponderExcluir

Espero que me entendam...mas ultimamente pessoas anonimas estao fazendo comentários infelizes sobre a nossa filha e por essa razão vou analisar os comentarios antes de publica-los...