Nossa guerreira

Nossa guerreira
Vivi

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ANA VITÓRIA E A CIRURGIA DE GASTROSTOMIA...

Como já era esperado, não dormi absolutamente nada...
As cinco da manhã já ouvi o barulho e que barulho,rs, dos passarinhos cantando... fiquei na poltrona com a Vivi debruçada em cima de mim e ao mesmo tempo que ouvia o canto dos passarinhos eu fazia uma longa oração ao me pai todo poderoso...
Pedi tanto a ELE que protegesse a minha pequena naquele dia tão esperado e tão tenso ao mesmo tempo...
Quem estava cuidando da Vivi nessa noite que antecedeu a cirurgia era a querida Géssica, uma querida, tão atenciosa, tão carinhosa, daquelas profissionais que dá gosto ter por perto cuidando dos nossos filhos... cada dia mais tenho certeza que trabalhar nessa área, assim como em todas, requer muito amor...e ela é uma das que transmite isso...
Logo as 06h em ponto a tia Géssica trouxe a ultima refeição, antes da cirurgia... a partir daquele momento a Vivi iria ficar em jejum...
A manhã transcorreu bem, logo as 08h o papai chegou e ficamos juntos dela o tempo inteiro...dengando...enchendo de mimos e sempre com os corações em preces...
As 11h ela precisou já tomar um banho, com um sabonete especial e uma bucha...rs...
E a partir dali, foi só espera...
Eu mal consegui engolir uns bocados...rs...pois estava tensa demais... meu estomago não parava de doer, minha cabeça a mil... e as horas voando...voando...
Estava marcado para as 15h..mas as 14h a enfermeira( um amor de pessoa, a Aline) chegou dizendo que estava na hora de descer para o bloco cirúrgico...
Tomamos o maior susto! Vieram antes do que o previsto?
Todos os dias eu e Hildo sempre conversamos e sempre achamos que os dias por aqui não passam... que parecem ter mais de 24h...
Mas no dia da cirurgia em especial, o dia passou tão rápido... e ainda vieram chamar para o bloco cirúrgico, antes do previsto...
Só Deus sabe como consegui andar até o elevador e chegar ao primeiro andar...
E foi tudo tão rápido, minutos depois que estávamos na sala de pré cirurgia...ja chega outra moça sorridente chamando a nossa menina...
Abraçamos, beijamos, falamos ao seu ouvido: vai lá flor e mostra que vc é forte e corajosa...e volta para nós rapidinho viu?
E a acompanhamos até a entrada do bloco, aonde a anestesista estava para conversarmos....uma linda e jovem anestesista, mas que passou toda segurança para nós.
E exatamente as 14h33 ela entrou...
E ficamos eu e Hildo na sala de espera, e nunca pareceu ser tão longa a espera...nossa que contraste é... de manhã o tempo voou e a tarde o tempo parou...
Entrei no face e postei que ela tinha entrado no bloco cirúrgico e rapidamente formou-se uma grande e poderosa corrente de orações pela nossa menina...
Até brinquei com Hildo e disse que Deus quando viu tanta gente pedindo por ela...pensou logo: “deixa eu atender logo essas preces que essa menina é muito especial”....kkkkk
E só as 16h45 é que nos chamam para acompanha-la até a UTI... gelei...suei...senti tudo ao mesmo tempo e corri para o elevador aonde ela já se encontrava... entubada, dormindo, mas bem serena...linda linda linda...
Peguei em sua mãozinha e me emocionei muito por ela ser tão guerreira...
Mas quando chegamos ao segundo andar, pediram para aguardarmos do lado de fora, enquanto organizavam ela...
E só aí é que entramos...
Ficamos ao lado do berço...com toda ansiedade possível...velando o seu sono que parecia tão brando, tão calmo...uma respiração que nunca vimos igual...
Nós sorriamos e chorávamos ao mesmo tempo...
De repente o cirurgião sobe para falar com a gente... nos tranquilizou, disse que foi mais tranquilo do que ele mesmo esperava.
Ficamos super contentes...
De repente ela começou a acordar...se espreguiçando,rs...reclamando de uma nova “coisa” em sua boca...rs... mas voltou a dormir.
E continuamos ali ate as 18h e voltamos as 20h, seguindo o horário da UTI... e aí ficamos ate as 22h...velando o seu soninho calmo... mas uma coisa nos deixou preocupados, o acesso dela, que como já sabemos as veias dela são muito fininhas e perde com muita facilidade.
Viemos para casa descansar, e uma sensação de alívio e preocupação, como sempre...rs
Liguei para lá duas vezes e ela continuava a dormir...
Então foi a minha vez de dormir... depois de tantas noites mal dormidas, finalmente consegui dormir bastante...
Acordei cedo no dia seguinte e já liguei lá para saber como ela estava...e como já esperava ela perdeu o acesso venoso...
As 08h corri para o hospital...
Ela continuava a dormir...rs...só acordava quando mexia nela para trocar fraldas ou fazer fisio...e voltava a dormir...
Ela perdeu vários acessos...tinha marca no seu corpinho inteiro de tentativas vãs. Até que a médica decidiu suspender o soro e começar a alimenta-la já pela gastro.
Lembrando que a cirurgia da Vivi foi uma gastrostomia... estou fazendo esse lembrete porque algumas pessoas tem perguntado, mesmo eu já tendo postado...rs
Gastrostomia é um procedimento cirúrgico para a fixação de uma sonda alimentar.
Um orifício artificial é criado na altura do estômago (gastrostomia) ou na altura do jejuno (jejunostomia). Este orifício cria uma ligação direta do meio externo com o meio interno do paciente.
A cirurgia é realizada em pacientes que perderam, temporária ou definitivamente, a capacidade de deglutir os alimentos, tanto em conseqüência de lesões cerebrais graves ou transtornos do trato gastrointestinal superior. O procedimento cirúrgico só é recomendado quando há a necessidade de alimentação por longo prazo, ao menos 3 a 10 anos, quando o paciente necessita de alimentação por curtos períodos, a alimentação naso/enteral ou naso/gástrica, é a mais recomendada.

Então, continuando, a Vivi começou a se alimentar pela gastro e aí tudo ficou melhor, porque pararam de tentar pegar outra veia.
Mas ela continuou a dormir o tempo todo... passamos o dia inteiro ao lado dela (claro, respeitando o horário de visita),  ela so dormia...
Hoje logo cedo corri para o hospital e ela já estava mais acordadinha...rs...
Mas eu mal entrei e as fisioterapeutas pediram para que eu esperasse lá fora porque iriam estubá-la, ou desentuba-la, como ouço as duas expressões, até fiquei na dúvida qual termo correto, rs.
Pedi para dar so um beijinho nela e sai.
Fiquei lá na sala de espera super tensa... mas minutos depois me chamaram, dizendo que ela estava super bem, ufa!
Entrei com tudo...kkk. e lá estava a minha menina valente, toda toda...
Fiquei mais uma vez, tão orgulhosa dela.
A desentubação aconteceu as 10h e às 11h30 a médica pediu para tirarem o cateter de O2 dela para ver como ela ficaria. E para nossa surpresa ela continuou saturando muito bem sem oxigênio.
Mas ela começou a nausear.
Começou a encher a boca de água e ficar com aquela sensação de vômito... mas não vomitou...
Mas de vez em quando a boca enchia muito e ela acabava colocando para fora só a saliva...em grande quantidade...
E isso nos deixou bem preocupados.
 Ela dormiu um pouco e eu fui almoçar...
A tarde quando chegamos lá, já tinha uma alta para irmos para o apartamento, e pela primeira vez eu não fiquei feliz. Estava tão apavorada com esse novo comportamento da Vivi, em nausear tanto, que pedi para falar com a médica e pedi para ela avaliar a Vitória novamente.
E finalmente todos em conjunto, pediatra, fisios, decidiram que era melhor sim ela ficar ainda em observação na UTI.
A Vivi passou a tarde quase toda nauseando.
Ainda recebemos a doce e atenciosa Camila, que ficou um tempinho com a gente...uma pessoa muito querida para nós.
E ainda apareceu a Fumico, a contadora de histórias da semana passada... que trabalho bacana que ela faz...adorei revê-la.
A noite a Vivi nauseou menos, mas ainda continuou...
Liguei para o cirurgião, que apesar de ser um homem super ocupado, me deu toda assistência e me acalmou em relação às nauseas... e prometeu que amanha as 10h vai dar uma olhada nela e vamos conversar mais calmamente...
Vim para casa agora, e apesar de toda preocupação, só tenho que agradecer a Deus por tudo...
Tudo está dando certo...
Agradeci a Deus pela Selma, aquele anjo que começou tudo isso, toda atenção, preocupação, atenção e carinho que ela tem pela nossa menina, ao ponto de ficar ansiosa, de ficar preocupada, de ficar tensa, rs...tudo ela sentiu junto com a gente...
Agradeci também pela filha valente que eu tenho... que menina forte e esperta...que passa por tanta coisa e continua ali firme e forte...
Agradeci por tantos profissionais bacanas que apareceram em nosso caminho até aqui...
Enfim, hoje foi o dia de agradecimento, mesmo sem ser dia de alta...rs..rs...rs


Ela tomou banho e ficou toda prontinha esperando a hora...



Na sala pré-cirurgia...

Logo depois que ela chegou na UTI...



Numa sessão de fisio com tia Chintia...

Ainda entubada e toda enrolada com frio...

Hoje, sem tubo...rs

Sorrindo de felicidade por ela ter se comportado tão bem na retirada do tubo...rs


Um comentário:

  1. Graças a Deus tudo está dando certo. Fico muito feliz pela valentia dos nossos anjos. É daí que tiramos nossa força. Continuarei minhas orações para que logo estejam em casa. Ah, essas náuseas, que geralmente são consequências da anestesia, angustiam a gente, mas logo passam. Bjos em todos e que nossa fofolete continue melhorando a cada minuto. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

Espero que me entendam...mas ultimamente pessoas anonimas estao fazendo comentários infelizes sobre a nossa filha e por essa razão vou analisar os comentarios antes de publica-los...